quarta-feira, 28 de maio de 2008

Histórico da Escola

Histórico da Escola

A Instituição Escolar denomina-se Centro Educacional “Prof. Oscar da Costa Ribeiro” e está estabelecida na rua 32 s/n, no Bairro São Mateus Município de Várzea Grande Estado de Mato Grosso.
A escola foi criada pelo decreto nº 2412/02 dia 28/02/02 e inaugurada dia 04/03/02. Oferece o Ensino Fundamental de I À IV regular e até no ano de 2007 ofereceu o 1º e 2º segmento da modalidade Educação de Jovens e Adultos para uma clientela mista.
Este ano de 2008 passamos a oferecer a Educação Infantil.
Esta Unidade Escolar é mantida pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Várzea Grande.
O Prefeito Municipal de Várzea Grande Jayme Veríssimo de Campos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação do Estado designa a este Centro Educacional o nome do Professor Oscar da Costa Ribeiro, natural de Itaicy, Município de Santo Antônio de Leverger Estado de Mato Grosso. Ocupou cargos importantes na política e educação mato-grossense, entre eles o de Prefeito Municipal de Rosário Oeste e foi eleito Deputado Estadual por três mandatos, atuou como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 1986. Foi Secretário de Educação e Cultura do Estado, Diretor e Professor da Escola Normal de Poxoréo, Técnico da Universidade Federal de Mato Grosso, Corregedor Geral do Tribunal de Contas do Estado, Presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado em 1990 e em 1998, entre outros. Ainda recebeu diversas homenagens por sua ação benemérita, onde figuram honras de Cidadão Honorário de Diamantino, Acorizal, Rosário Oeste, Cuiabá e Várzea Grande.
Atualmente exerce o cargo de Ouvidor Geral junto ao Tribunal de Contas de Mato Grosso.
A diretora desta Unidade Escolar é a professora Eva de Paulo Vieira Santos, natural de Itumbiara, Goiás. Pedagoga, Pós graduada em Educação Inclusiva e atualmente cursando a Pós em Gestão Escolar. Foi diretora na rede particular na Escola Evangélica Missionária Gunnar Vingren, onde teve notável atuação por 10 anos. Professora concursada na rede municipal em 1999 foi lotada EMEB “Julio Correa” na onde atuou como professora até 2000 e em 2001 foi eleita Coordenadora Pedagógica desta mesma Unidade Escolar.
A Professora Eva de Paulo Vieira Santos foi nomeada para exercer o cargo de diretora no ano de 2002 através do ato nº 096/02 que garante ao Prefeito a indicação para as escolas recém-inauguradas.
A partir da inauguração desta escola ela vem conduzindo os trabalhos pedagógicos e administrativos de maneira a proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários e conseqüentemente, o oferecimento de melhor qualidade de ensino aos alunos e toda a comunidade.
Em 12/10/2004, foi eleita com 533 votos da comunidade escolar para representar, administrar e dirigir este Centro Educacional, pelo período de 03 anos, a contar da data de sua posse, que aconteceu no dia 05/12/2004.
Em 27/04/08, foi reeleita com 405 votos da comunidade escolar para dar continuidade aos trabalhos que ela vem exercendo, para o período de 03 anos, a contar da data da sua posse, que aconteceu no dia 14/05/08.
Esta escola foi idealizada com uma proposta piloto para atender os educandos em período integral e oferecer cursos e atividades aos seus pais. Porém, esta não se efetivou em sua totalidade devido a grande demanda de alunos que necessitam de atendimento.
Quando mencionamos a comunidade, tocamos no ponto central para o qual este Centro Educacional foi idealizado, uma vez que este foi almejado não somente para atender a comunidade educacional, mas para abranger mais pessoas, estender e conseguir melhorias para todos em seu entorno.
Partindo deste princípio, o Centro Educacional ofereceu em 2002, em seu primeiro ano de funcionamento atividades pedagógicas, artísticas, culturais, esportivas, cursos e oficinas para o desenvolvimento pleno das capacidades de cada um que aqui vieram destacando o esforço da direção e coordenação em angariarem fundos e reunir parcerias para que estas atividades pudessem ser realizadas, uma vez que a escola não dispunha de recursos financeiros voltados para a execução de projetos e cursos e nunca parou sempre buscando parcerias para continuar atendendo a nossa Comunidade Interna e Externa.

Nenhum comentário: